Fim de semana de verão com tempo de primavera em quase todo o país

Temperaturas máximas vão descer na maior parte do território continental, para o litoral norte e centro o IPMA prevê até chuva.

Depois de vários dias de calor intenso, o terceiro fim de semana de julho promete trazer um tempo mais ameno, digno de uma primavera tardia e não de um verão que começou há quase um mês.

Nos próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros vão assim baixar na maior parte do território continental e no litoral norte e centro há inclusive previsões de precipitação e de algum vento.

Assim, para sábado prevê-se chuva para Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, onde as temperaturas máximas não vão subir além dos 25ºC. Nos restantes distritos de Portugal Continental, o céu vai estar nublado. Guarda terá 22ºC de máxima.

Em Lisboa, as temperaturas não vão estar muito mais altas, chegando apenas aos 26ºC de máxima. Os distritos mais quentes do país serão: Faro (32ºC), Beja e Évora (30ºC) e Castelo Branco e Setúbal (29ºC).

Nos Açores, prevê-se chuva para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), onde os termómetros vão variar entre os 19ºC de mínima e os 24ºC de máxima, e céu parcialmente nublado para o resto do arquipélago com temperaturas muito semelhantes.

Já na Madeira, apesar de o céu também estar nublado, os termómetros vão subir mais um pouco e variar entre os 21ºC de mínima e os 28ºC de máxima.

Para domingo, as previsões do IPMA são idênticas às de sábado, mas sem chuva, pelo menos no território continental.

Os termómetros também vão subir, ligeiramente, em alguns distritos como é o caso de Guarda (25ºC), Faro (34ºC), Beja (33ºC), Évora (32ºC), Castelo Branco (33ºC), Portalegre (30ºC), Bragança (29ºC), Braga e Vila Real (27ºC).

Já em Lisboa e Porto as temperaturas vão estar mais baixas que o dia anterior. Na capital, os termómetros não vão subir, segundo o IPMA, além dos 25ºC, e na Invicta além dos 23ºC. Para Setúbal, onde ficam algumas das praias mais procuradas dos portugueses, preveem-se 28ºC.

Nos Açores, a precipitação passa para o Grupo Central. Nas restantes ilhas o céu permanece nublado, com as temperaturas a variarem entre os 17ºC de mínima e os 24ºC de máxima.

Na Madeira, as previsões são muito parecidas às de sábado, mas um pouco mais frescas, com os termómetros a não ultrapassarem os 26ºC de máxima.


Conteúdo Recomendado