Feira de São Mateus já abriu ao público para nova edição

A Feira de São Mateus celebra 627 anos e decorre até ao próximo dia 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu.

O presidente da Câmara Municipal da Viseu, Almeida Henriques, afirma que “a Feira de São Mateus vive um momento especialmente importante da sua revitalização e modernização, que a edição de 2019 confirma. Contamos com a presença de toda a comunidade e amigos de Viseu nesta inauguração.”

De entre as principais novidades para 2019, a Guardiã das Feiras Populares do país apresenta um espaço renovado nas esplanadas das farturas da Feira e 90 novos stands para os seus expositores, o primeiro casamento dos “Noivos de São Mateus”, dois grandes passos na sustentabilidade ambiental do evento, com a eliminação de 100 mil palhinhas e 100 mil pratos e talheres de plástico, uma roda “mega” gigante e uma edição vestida a rigor de gastronomia.

O fim de semana de abertura promete conquistar muito público: Carolina Deslandes pisa hoje, dia 9 de agosto, o palco Santander e  amanhã, dia 10 de agosto, será a vez da fadista Mariza. Domingo, 11 de agosto, é noite do “Festival Internacional de Folclore” e a 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, onde Bárbara Bandeira é a estrela no firmamento da Feira, dias de entrada gratuita.

Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz de 2019 do certame. A pré-venda de bilheteira para estes espetáculos registou números inéditos, superando expetativas com centenas de ingressos já vendidos.

Aos nomes internacionais juntam-se grandes estrelas nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas míticas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.

Segundo a organização, “a programação resulta num “mix” de tendências, estilos e gostos a pensar nos vários públicos, ao longo de 39 dias. Desses apenas 15 são de entrada paga. A pensar especialmente nas famílias, mantêm-se em 2019 os 6 domingos francos de “feirar por mais”.

Na esfera das grandes tradições da Feira de São Mateus, para além do regresso do Concurso e Desfile dos Vestidos de Chita, a VISEU MARCA propõe a regeneração de outra memória do certame: o Concurso de Fotografia. Em agosto, os participantes serão desafiados a captar, através das suas lentes, o melhor da Guardiã das Feiras Populares. Os trabalhos serão, depois, expostos no recinto.

A programação conta ainda com os grandes talentos da região nas quatro Noites de Viseu (Pedro Cruz, Ary, Coro VOX VISIO e Desfile de Trajes), concertos de “Talentos FNAC”, grandes tradições (Dia de Viriato, Gincanas, Concurso de Vestidos de Chita, Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos e Carnaval de Ovar), noites indie com os Cassete Pirata, entre outros. Algumas delas, em domingos francos de entrada gratuita!

 Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).

A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA.


Conteúdo Recomendado