Federação Portuguesa de Turismo Rural entrega proposta ao Governo

A Federação Portuguesa de Turismo Rural entregou uma proposta ao Governo que sugere a articulação das instituições e a gestão integrada da oferta, através da criação de uma equipa multidisciplinar constituída pela própria Federação, pelo Turismo de Portugal, pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, e ainda pela criação de mecanismos de promoções e venda.

A diferenciação entre Turismo Rural e o de Habitação urbana, assim como a criação de selos de garantia para o segmento rural e a criação de eventos âncora de âmbito regional, através das comunidades intermunicipais, são outras das propostas do documento.

Reconhecendo uma forte dependência do mercado nacional, Cândido Mendes quer também que avance a criação de uma submarca Portugal Rural, que permita potenciar as diferentes experiências que este segmento pode proporcionar aos turistas, entre eles o usufruto do património cultural e monumental, a gastronomia e enologia e, no caso do Algarve, o clima ameno, o birdwatching, o surf, ou os percursos pedestres ou de BTT.

O anúncio da entrega desta proposta foi feito no Encontro Regional do Turismo Rural do Algarve, realizado na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, aldeia do concelho de Loulé. O encontro, que decorreu no dia 22 de maio, juntou empresários, instituições regionais e autárquicas, assim como dirigentes associativos.

A delegação regional do Algarve da Federação Portuguesa do Turismo Rural abriu portas há menos de 1 ano, liderada por Reinaldo Teixeira e está sedeada no Centro de Negócios Vilamoura Jardim. O Encontro Regional no Algarve insere-se no horizonte de preparação do I Congresso Nacional de Turismo Rural que se vai realizar em Oleiros, nas datas de 20 e 21 de junho.


Conteúdo Recomendado