Fábrica do Rio vai acolher Museu da Floresta e área de produção de energias limpas

A Câmara Municipal de Manteigas pretende instalar um Museu da Floresta e uma área de produção de energias limpas… A Câmara Municipal de Manteigas pretende instalar um Museu da Floresta e uma área de produção de energias limpas na antiga Fábrica do Rio, anunciou o seu presidente, José Manuel Biscaia.De acordo com o autarca, o […]

A Câmara Municipal de Manteigas pretende instalar um Museu da Floresta e uma área de produção de energias limpas

A Câmara Municipal de Manteigas pretende instalar um Museu da Floresta e uma área de produção de energias limpas na antiga Fábrica do Rio, anunciou o seu presidente, José Manuel Biscaia.
De acordo com o autarca, o projecto já está elaborado e foi candidatado ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através da Comunidade Urbana das Beiras – Comurbeiras), no valor de 750 mil euros.
O projecto inovador e ambientalista, previsto para as antigas instalações da Fábrica do Rio, integrará um Museu da Floresta e uma área de energias limpas, que estará associada à zona de localização empresarial de Manteigas. Em relação às energias renováveis, José Manuel Biscaia, adiantou ao Jornal A Guarda tratar-se de “um projecto único em Portugal” pelo facto de combinar várias energias renováveis.
O projecto contempla a construção de uma mini-hídrica com capacidade para produzir e vender electricidade à EDP, a transformação de biomassa florestal para fabrico de briquetes e outros materiais de combustão, a produção de energia eólica, a produção de energia solar e a transformação de óleos domésticos em biodiesel. “Só falta a energia das ondas”, observa o edil de Manteigas, destacando que a energia eólica que será produzida naquele complexo servirá “para iluminação nocturna”.
“Estou super entusiasmado com o projecto”, admitiu José Manuel Biscaia, dando conta que a EDP “mostrou-se interessada no processo” e que o mesmo aconteceu por parte da GALP.
“Estamos em crer que o QREN possa ser ainda este ano uma realidade e para o ano, se tudo correr bem, o projecto estará pronto para entrar em funções”, admitiu o autarca, salientando que será necessário realizar “obras simples” e que o projecto “vale pela imaginação”.
“Queremos fazer museologia interactiva”, adiantou o presidente da Câmara de Manteigas, sublinhando que o projecto previsto para a Fábrica do Rio, que será “auto-sustentável”, contemplará visitas a todas as zonas industriais ali existentes. No recinto também será criado um restaurante para apoio aos visitantes.
José Manuel Biscaia adiantou que na próxima reunião da Assembleia Municipal de Manteigas, irá “apresentar a intenção da Câmara de levar por diante este projecto” inovador e ambientalista.

consulte aqui a notícia original

 


Conteúdo Recomendado