As estatísticas do comércio internacional dão também conta de um aumento homólogo de 1,2% das importações, resultando num desagravamento de 190,6 milhões de euros do défice da balança comercial.
No comércio extra União Europeia (UE), verificou-se um aumento das vendas da generalidade dos produtos, destacando-se os veículos e outro material de transporte, combustíveis minerais e produtos agrícolas.
As exportações intra UE aumentaram 5,5% em outubro face ao mês homólogo de 2013, refletindo a evolução da categoria “outros produtos”, produtos agrícolas e plásticos e borrachas.
A nível de importações, registou-se um aumento de 6,9% no comércio comunitário (salientando-se o acréscimo dos veículos e outro material de transporte), enquanto as compras a países terceiros caíram 13,4%, devido sobretudo à evolução dos combustíveis minerais.
Comparando com o mês anterior, as exportações cresceram 13,8% em outubro (7,9% no espaço europeu e 28,2% no exterior) e as importações 5,4% (6,1% dentro da UE e 3,1% fora).
No trimestre terminado em outubro, as exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações subiram 2% face ao período homólogo de 2013, resultando num desagravamento de 190,6 milhões de euros do défice da balança comercial.