Este vai ser o melhor verão de sempre para o turismo português

O índice de confiança dos empresários do turismo no setor para este verão, com 74 pontos, é o mais elevado de sempre, de acordo com o 45º Barómetro Academia do Turismo, a que o Dinheiro Vivo teve acesso em primeira mão.

Há um ano, o mesmo índice valia 61,1 pontos e 2013 acabou por ser um dos melhores anos de sempre.
O painel de mais de uma centena de entidades públicas e empresários dos maiores grupos ligados ao turismo que participou no inquérito do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) espera, ainda, que o verão de 2014 seja melhor em número de turistas portugueses (55,5%) e em número de turistas estrangeiros (90,1%) e respetivas dormidas (85,4%) e receitas (80,2%).

“Por ter sido realizado em abril, o barómetro não exprime apenas uma esperança, mas uma convicção baseada em dados concretos que também a Páscoa já antecipou”, analisou Jorge Costa, presidente do IPDT. Boas notícias são, também, os “sinais de recuperação do mercado interno, assim como do mercado espanhol”. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, relativos a fevereiro, destacou-se o crescimento de 19,3% nas dormidas de espanhóis e de 5,5% dos portugueses face ao mesmo período do ano passado.

Além do “Sol e Mar” (76,7%), os “city breaks” (47,8%) serão o produto com maior crescimento neste verão. Já no anterior barómetro, os empresários consideraram que Lisboa e Vale do Tejo e Porto e Norte de Portugal são as duas regiões onde o turismo mais vai crescer este ano.


Conteúdo Recomendado