Estão abertas as candidaturas para os estágios internacionais da Aicep

Já estão abertas as candidaturas para a nova edição do Inov Contacto, projeto de estágios internacionais da Aicep.

Os estágios, realizados em entidades multinacionais e de empresas portuguesas internacionalizadas, bem como em organismos multilaterais e centros de negócios de rede externa da Aicep, são remunerados e têm uma duração aproximada de 6 meses nos mercados de destino.

Os candidatos deverão ser licenciados, ter até 29 anos à data de candidatura e ter domínio avançado de inglês (nível C1 ou C2 da escala Europass). Devem ainda dominar uma segunda língua estrangeira, sendo dada preferência a mandarim e/ou cantonês, francês, alemão, espanhol e italiano.

O estágio decorre, numa primeira fase, em Portugal, onde os estagiários passam por formação. Nesta fase, os estagiários têm direito a uma bolsa no valor correspondente a duas vezes o valor do Indexante de Apoio Social (neste momento, o IAS é de 419,22 euros). Já no estrangeiro, os estagiários recebem um subsídio de estadia de permanência no exterior baseado no índice do custo de vida da ONU para cada mercado. O programa oferece ainda seguro de acidentes de trabalho, seguro de saúde nos países onde não exista acordo de reciprocidade de cuidados de saúde e viagem de ida e volta entre Portugal e o país de destino.

Esta será a 18ª edição do programa, que já conta com quase 50 mil candidaturas e cerca de 4 mil estágios e tem uma taxa de integração de 8%. O programa já foi distinguido como “case study” pela OCDE e como “good practice” pela Comissão Europeia/DG Indústria e Empresa, pelas Indústrias Criativas Europeias e, no ano passado, pelo FSE, no âmbito do projeto “School to Work”.


Conteúdo Recomendado