Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo prossegue hoje na Guarda

O 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo encontra-se a decorrer desde ontem na cidade mais alta de Portugal e conta com a presença de mais de 300 produtores.

A iniciativa é organizada pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo – ANPM, em conjunto com a Cooperativa AgroGuarda e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e o Teatro Municipal.

Segundo uma nota informativa, trata-se de um encontro de profissionais da produção de mirtilos, onde está a ser refletida a dinâmica da fileira do mirtilo, bem como a relevância que tem ganho pelo aumento do número de produtores, de área instalada e do consequente impacto social e económico no setor agrícola.

A fitossanidade, a utilização de mirtilos na área da saúde, os recursos humanos, a comercialização, a fisiologia da planta e as suas implicações na cultura foram alguns dos temas que foram apresentados e debatidos nas sessões de trabalho que decorreram ontem, orientados por oradores nacionais e internacionais que se destacam no setor, como Rebecca Darnell, professora emérita da Universidade de Flórida. As palestras abordaram temáticas de acordo com a realidade de produção, comercialização e distribuição de mirtilos no panorama nacional e internacional.

Ontem à noite decorreu também um jantar de gala onde foram entregues prémios que distinguem projetos inovadores e de reconhecimento de mérito de pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e dinâmica da fileira do Mirtilo em Portugal.

Para hoje está agendada, pelas 9h30, uma visita à exploração JSC Berries, em Argomil, no concelho de Pinhel. Às 11 horas decorrerá uma sessão de networking com os comercializadores: Bagas de Portugal | bagasdeportugal.pt; Beirabaga | beirabaga.pt; CARSOL | carsolfruit.cl; COAPE | coape.pt; Fresh Factor | freshfactor.eu; MinhoBerryCoop | minhoberrycoop.com; Organic Nature | organicnature.eu.

Para culminar, pelas 12 horas, haverá uma Prova de Vinhos da “Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior” no Museu da Guarda.

O programa pode ser consultado, aqui.

Para mais informações contactar a organização através do número 913 861 221 ou do endereço eletrónico info@anpm.pt.




Conteúdo Recomendado