Encomendas à indústria continuam em queda

Em novembro, o Índice de Novas Encomendas à Indústria recuou 5% em termos homólogos, devido às quebras no mercado interno. Nos onze meses para os quais já há dados divulgados, todos foram meses de quebras. O índice de novas encomendas à indústria voltou a recuar em novembro, mostram os dados hoje publicados pelo Instituto Nacional […]

Em novembro, o Índice de Novas Encomendas à Indústria recuou 5% em termos homólogos, devido às quebras no mercado interno.
Nos onze meses para os quais já há dados divulgados, todos foram meses de quebras. O índice de novas encomendas à indústria voltou a recuar em novembro, mostram os dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A queda homóloga no penúltimo mês de 2012 – de 5% – foi, ainda assim, a mais suave desde maio. E representa uma ligeira melhoria face à diminuição de 5,2% do mês anterior. Os dados mostram que a “culpa” é essencialmente do mercado interno: o índice relativo ao mercado nacional continua a registar quebras de dois dígitos – -15% em novembro, após os -16,3% de outubro. Já o índice para o mercado externo continua positivo, mas a abrandar: cresceu 2,2% em novembro, em termos homólogos, menos do que os 3% registados no mês anterior. Os números do INE mostram ainda que são as encomendas de bens de investimento que mais estão a recuar. Caíram 12,8% em novembro, em termos homólogos, estando a acumular quebras de dois dígitos desde agosto.

Conteúdo Recomendado