Economia portuguesa vai contrair 1,9% este ano

A Comissão Europeia piorou esta sexta-feira a sua previsão para a economia portuguesa para 2013, esperando uma contracção do PIB de 1,9%. Bruxelas espera que a recessão em 2013 seja quase o dobro do que o inicialmente esperado. As anteriores previsões apontavam para um contração de 1% da economia portuguesa, mas a Comissão Europeia revela […]

A Comissão Europeia piorou esta sexta-feira a sua previsão para a economia portuguesa para 2013, esperando uma contracção do PIB de 1,9%.
Bruxelas espera que a recessão em 2013 seja quase o dobro do que o inicialmente esperado. As anteriores previsões apontavam para um contração de 1% da economia portuguesa, mas a Comissão Europeia revela agora esperar que a recessão chegue aos 1,9%. E deixa um aviso: o cenário pode piorar já em março quando forem divulgadas as contas nacionais trimestrais com mais detalhe. A Comissão Europeia diz que esta previsão para o crescimento da economia, embora mais pessimista, acarreta vários riscos, nomeadamente o elevado desemprego. «A situação do mercado de trabalho poderá apontar para uma deterioração persistente nas perspetivas de crescimento. Se isto for confirmando quando forem divulgados os dados com a composição da contração no último trimestre de 2012, vão ser necessárias mais revisões em baixa», lê-se no documento que justifica as previsões económicas de Inverno reveladas hoje. A Comissão Europeia justifica esta forte revisão em baixa com «a inesperada grande contração» da economia portuguesa no último trimestre de 2012, pressionada pela «acentuada queda da procura interna» e «desaceleração das exportações». O facto de o desemprego ter disparado em Portugal é outro dos focos de alarme sublinhados. As previsões divulgadas esta sexta-feira referem que a «recuperação gradual da atividade económica deve surgir na segunda metade do ano». Por isso, a Comissão Europeia mantêm a revisão de crescimento de 0,8% em 2014.

Conteúdo Recomendado