Docente da UBI distinguido como Investigador do Ano

Daniel Marinho, docente e presidente do departamento de Ciências do Desporto, foi distinguido com o prémio de “melhor investigador do ano 2012” pela International Society of Swimming Coaching (ISOSC). Criada em 2010, a ISOSC é uma associação ligada à comunidade técnica e cientifica da natação com centenas de membros em mais de 48 países. O […]

Daniel Marinho, docente e presidente do departamento de Ciências do Desporto, foi distinguido com o prémio de “melhor investigador do ano 2012” pela International Society of Swimming Coaching (ISOSC).
Criada em 2010, a ISOSC é uma associação ligada à comunidade técnica e cientifica da natação com centenas de membros em mais de 48 países. O principal objetivo é tornar o conhecimento cientifico aplicável ao processo de treino, ou seja, promover sinergias entre a teoria e a prática na natação.
Todos os anos são atribuídos dois prémios, através de votação de todos os membros da associação (treinadores, investigadores, professores, dirigentes desportivos, estudantes, entre outros), nomeadamente o de “Melhor Investigador do Ano” que este ano veio para o docente da UBI, Daniel Marinho e o de “Melhor Técnico do Ano”, tendo sido contemplado o australiano Denis Cotterell.
A distinção atribuída a Daniel Marinho diz respeito à investigação efetuada no ano de 2012, no âmbito do processo de treino em natação, temática em que a equipa liderada pelo docente da UBI tem vindo a centrar muitos dos estudos, com alguns projetos de investigação, nacionais e internacionais. É de destacar a ligação que tem sido promovida com vários clubes desportivos, e com nadadores que integram a seleção nacional portuguesa, com apoio ao nível do controlo e avaliação do processo de treino. São projetos que englobam vários elementos, merecendo referência a integração de vários estudantes de mestrado e doutoramento em Ciências do Desporto.
Para Daniel Marinho «este reconhecimento é mais um fator motivador ao trabalho que temos desenvolvido, sendo obviamente um motivo de enorme orgulho verificar que a nossa investigação tem conseguido estabelecer uma estreita relação entre a teoria e a prática».

Conteúdo Recomendado