Dia Mundial dos Primeiros Socorros: Eis o que deve sempre explicar ao 112

A forma como uma pessoa transmite a informação de uma emergência ao 112 pode contribuir para a eficácia e rapidez da resposta de emergência.

No Dia Mundial dos Primeiros Socorros, o Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa recordou que a eficácia e rapidez da resposta a pedidos de socorro “também depende” da colaboração de quem é vítima ou se encontra com a mesma.

Numa nota divulgada nas redes socais esta quarta-feira, os bombeiros da capital, deixaram algumas recomendações para que possa explicar “de forma clara qual é a situação que observa ou em que se encontra”, caso tenha de ligar para o 112:

Refira a localização exata onde se encontra e, sempre que possível, indique pontos de referência;
– Faculte o número de telefone do qual está a ligar;
– Explique o tipo de situação (doença, acidente, incêndio, agressão, parto, etc.);
– Dê o número, sexo e idade aparente das pessoas que necessitam de ajuda;
– Transmita as queixas principais e as alterações que observa;
– Siga as orientações e indicações dos profissionais mantendo-se junto de quem necessita até à chegada dos meios de emergência médica.

“O 112 é um número de emergência. Não ligue para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas ou consultas. Chamadas desnecessárias ou falsas colocam em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda”, relembra ainda o regimento.


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