Dezassete regiões do país com risco alto de exposição à radiação ultravioleta

Dezassete regiões do país apresentam hoje risco alto de exposição à radiação ultravioleta, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Sines, Setúbal e Viseu apresentam hoje risco alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Para as regiões com níveis altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, mais prováveis no Minho e Douro Litoral.

A partir do final do dia, o céu tornar-se-á muito nublado no Minho com ocorrência de períodos de chuva.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de sudoeste nas terras altas, e possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até ao início da manhã no Alentejo, e tornando-se pouco nublado no Algarve e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã no Alto Alentejo.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Alentejo.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 12 e 19 graus Celsius, no Porto entre 11 e 16, em Bragança entre 7 e 16, em Viseu entre 9 e 14, na Guarda entre 7 e 14, em Castelo Branco entre 8 e 21, em Évora entre 10 e 21, em Beja entre 11 e 22 e em Faro entre 13 e 22.


Conteúdo Recomendado