Poesia de Ramos Rosa por Pedro Lamares esta noite na BMEL

Pedro Lamares dá voz aos poemas de António Ramos Rosa, poeta português em destaque durante este mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

Hoje, pelas 21h30, tem início o recital protagonizado por Pedro Lamares, que estudou artes plásticas, passou pela Escola de Jazz do Porto, frequentou o curso de preparação para licenciatura em música sacra.

Para além disso estudou teatro (representação) na Academia Contemporânea do Espetáculo – Porto. Complementou a formação com cursos e oficinas de teatro de rua em Inglaterra, Bélgica, Moçambique e Japão.

Desde 1997 que se dedica a espetáculos e recitais de poesia, tendo participado, entre outros, em festivais nacionais e internacionais. Atualmente apresenta o programa “Leitura Agora” da RTP.

António Ramos Rosa, nasce em Faro, em outubro de 1924. Nos anos 50, radica-se em Lisboa, vindo a ser diretor das revistas literárias “Árvore”, “Cassiopeia” e “Cadernos do Meio-Dia”. Ficou conhecido como ensaísta e crítico literário.

Em 1958, com a publicação do livro “Grito Claro”, torna-se conhecido como poeta.

São fundamentais na sua obra poética os temas da terra, da água, do fogo e do ar. Em 1976 recebeu o prémio de tradução da Fondation de Hautvilliers e em 1988 foi-lhe atribuído o Prémio Fernando Pessoa.

Ramos Rosa escreveu dezenas de livros de poesia dos quais se destacam: “Voz Inicial”, “Sobre o Rosto da Terra”, “Terrear”, “Volante Verde” (Grande Prémio de Poesia Inasset), Acordes (Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores) e “O Teu Rosto”.

Entre os seus ensaios, contam-se “Poesia”, “Liberdade Livre”, “A Poesia Moderna” e a “Interrogração do Real”, “Incisões Oblíquas”, “A Parede Azul” e “As Palavras”.


Conteúdo Recomendado