Biblioteca da Guarda dedica mês de janeiro a Eugénio de Andrade

https://www.publico.pt/local/noticia/eugenio-de-andrade-celebrado-na-sua-aldeia-natal-1720658

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, anunciou hoje que vai evocar em janeiro a vida e a obra de Eugénio de Andrade, considerado “um dos maiores poetas portugueses contemporâneos”.

Segundo a BMEL, o programa de homenagem ao escritor inclui duas exposições, uma conferência, uma oficina de expressividade discursiva, a exibição de um documentário, uma conversa com Arnaldo Saraiva e sessões de contos para os mais novos.

“Eugénio de Andrade (19 de janeiro de 1923 – 13 de junho de 2005), natural da Póvoa da Atalaia, Fundão, foi um dos maiores poetas portugueses contemporâneos, tendo obras publicadas em várias línguas”, refere a BMEL, em nota hoje enviada à agência Lusa.

A sua vida literária teve início em 1939, com a publicação de “Narciso”, e os seus livros valeram-lhe diversas distinções, entre as quais o Grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, bem como o Grande Prémio da Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões, indica.

As atividades da BMEL dedicadas ao poeta começam no dia 05 de janeiro com a abertura ao público de duas exposições: “Eugénio de Andrade: a raiz das palavras” (mostra bibliográfica) e “Variações sobre o corpo: homenagem de José Rodrigues a Eugénio de Andrade” (mostra composta por 26 desenhos do artista plástico José Rodrigues).

Segue-se, no dia 06, às 18 horas, a exibição do documentário sobre Eugénio de Andrade “Coração habitado”, após uma introdução ao mesmo por Arnaldo Saraiva.

“Neste documentário, feito por Arnaldo Saraiva e pela Fábrica das Imagens para o Instituto Português do Livro e da Leitura, são exibidos depoimentos e contributos de poetas e ensaístas, acompanhando ainda o poeta num roteiro de memórias e locais marcantes na sua vida”, explica a BMEL.

No dia 19, pelas 18:00, Carlos Mendes de Sousa, professor da Universidade do Minho e autor da obra “A metáfora em Eugénio de Andrade” proferirá a conferência “Eugénio de Andrade: no prato da balança um verso basta”.

No âmbito do mesmo ciclo, no dia 21, das 9 horas às 17 horas, decorrerá na biblioteca da Guarda uma oficina sobre expressividade discursiva, destinada a atores, declamadores, professores e locutores, orientada por João Grosso, ator do Teatro Nacional Dona Maria II, encenador e professor de voz e dicção.

No mesmo dia, pelas 18 horas, João Grosso fará uma apresentação pública do trabalho desenvolvido à volta de poemas de Eugénio de Andrade.

Nos dias 12 e 26 de janeiro, os mais novos também terão oportunidade de contactar com a obra do poeta, durante a realização da iniciativa Quinta dos Contos.

A fonte refere que “Aquela nuvem e as outras” é o livro escolhido para dar a conhecer Eugénio de Andrade às crianças dos jardins de infância, das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e das unidades de ATL do concelho da Guarda.


Conteúdo Recomendado