CTT superam os oito euros antes da promoção ao PSI 20

Correios renovam máximo histórico e valorizam mais de 45% desde a oferta pública inicial.

A bolsa nacional começou a sessão em alta, em sintonia com as pares europeias, a recuperar do sentimento negativo que imperou ontem após as declarações da presidente da Reserva Federal norte-americana que indicam uma subida de juros na maior economia do mundo a partir de seis meses após o fim do programa de compra de obrigações pelo organismo liderado por Janet Yellen. O índice PSI 20 avança 0,78%, para os 7.538,95 pontos, ao mesmo tempo que o Euro Stoxx 600 valoriza 0,35%.

As subidas das ações europeias dão assim continuidade ao efeito cascata iniciado nos Estados Unidos, onde ontem os principais índices encerraram positivos apoiados por alguns indicadores favoráveis à maior economia do Mundo e a corrigir também do impacto inicial das declarações de Janet Yellen. Na Ásia, o efeito também foi positivo, com os títulos a recuperaram hoje da maior queda desde Agosto do ano passado.

“Ontem, os investidores fizeram uma interpretação menos sombria das declarações de Janet Yellen. A normalização das taxas de juro é um processo inevitável e mesmo que se inicie em princípios de 2015, as taxas de juro continuarão em níveis historicamente baixos durante muito tempo”, salienta hoje o BPI no seu diário de bolsa.

Na Europa, os investidores aguardam também com alguma expectativa dados sobre a confiança dos consumidores na zona euro, com os economistas a anteverem uma melhoria deste indicador no mês de março.

A crise da Ucrânia continua a marcar a agenda dos investidores, num dia em que é noticiado o endurecimento das sanções económicas à Rússia por parte da União Europeia e dos Estados Unidos.

Por cá, o índice PSI 20 recupera terreno após duas sessões consecutivas de perdas, suportado sobretudo pelas subidas dos títulos da banca e da EDP. As ações do BPI lideram a valorizar 2,14%, logo seguidas pelo BCP a avançar 1,57%, enquanto o BES soma 0,87%. Já as ações da eléctrica valorizam 0,94%.

Fora do índice de referência, os títulos dos CTT atingem um novo máximo histórico ao valorizar 1,04% para os 8,02 euros, antes de se estrearem na segunda-feira no índice PSI 20. Quem ainda conserva os títulos adquiridos na oferta pública inicial (IPO) enfrenta mais-valias potenciais de 45%.

A subida à principal montra bolsista nacional é acompanhada pela Impresa e pela Teixeira Duarte.


Conteúdo Recomendado