Consumo privado atenua queda em fevereiro

O consumo privado e a atividade económica registaram uma melhoria em fevereiro face ao mês anterior, após mais de dois anos de quedas mensais. Os indicadores de conjuntura divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) assinalam que «em fevereiro de 2013, quer o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da atividade económica […]

O consumo privado e a atividade económica registaram uma melhoria em fevereiro face ao mês anterior, após mais de dois anos de quedas mensais.
Os indicadores de conjuntura divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) assinalam que «em fevereiro de 2013, quer o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da atividade económica quer o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado registaram uma melhoria relativamente ao mês anterior». Nos indicadores de conjuntura do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgados, o indicador coincidente do consumo privado apresentou uma diminuição homóloga de 4,2% em fevereiro (4,6% em janeiro), enquanto a confiança dos consumidores – medida pela Comissão Europeia – se manteve estável. Por sua vez, o indicador coincidente da acividade económica – que acumula quedas desde março de 2011 – caiu 1,5% em fevereiro, uma descida, ainda assim, menos acentuada do que a de janeiro, de 1,7%. No que se refere à procura interna, o Banco de Portugal adianta que quer o consumo privado quer a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) apresentaram uma redução menos acentuada no quarto trimestre (-5,3% e -13,2%, respetivamente) enquanto o consumo público «registou uma queda semelhante à observada no trimestre anterior (-4,7%)».

Conteúdo Recomendado