Cobrança de portagem a estrangeiros nas antigas SCUT dispara na Páscoa

As receitas de portagem com veículos estrangeiros nas antigas SCUT atingiram os 430 mil euros no período da Páscoa, mais 40% do que a receita obtida em todo o mês de março de 2013, anunciou a Estradas de Portugal.

Em comunicado, a gestora da rede rodoviária adianta que as receitas de portagens com clientes estrangeiros nas antigas SCUT (sem custos para o utilizador) alcançaram os 430 mil euros, dos quais 15% (66 mil euros) foram cobrados na Via do Infante, no Algarve.

A empresa liderada por António Ramalho destaca que o pagamento de mais de 200 mil euros foi efetuado com recurso ao EasyToll (sistema de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, que associa a matrícula ao cartão bancário).

A receita obtida através do EasyToll no período da Páscoa deste ano significa um crescimento de 74% face ao verificado em 2013 também nesta época festiva, o que resulta da disponibilização de meios de pagamento mais simples e da intensificação de ações de esclarecimento e fiscalização.

“O intenso trabalho que tem sido desenvolvido na disponibilização de sistemas de pagamento mais simples e seguros tem levado a que cada vez mais os turistas estrangeiros efetuem o devido pagamento das taxas de portagem”, explica em comunicado.

Além disso, refere, “a intensificação das ações de fiscalização e esclarecimento realizadas regularmente junto dos condutores de veículos de matrícula estrangeira pelas concessionárias e pelas autoridades, contribui decisivamente para o forte acréscimo de adesões.

No período da Páscoa este ano, registaram-se perto de 14 mil adesões ao sistema EasyToll, o que representa um aumento de 70% face ao que se verificou no mesmo período do ano passado.

O ponto de venda situado junto à fronteira na A22 (Via do Infante) foi onde se efetuou o maior número de adesões, mais de cinco mil.

 


Conteúdo Recomendado