Chuva forte e trovoada no fim de semana

Todos os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 12 horas de sábado e as 12 horas de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na região centro para o final do dia, vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado com ocorrência de aguaceiros, sendo por vezes fortes e acompanhados de trovoada durante a tarde, vento em geral fraco predominando do quadrante leste e neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco do quadrante norte.

Nos Açores prevê-se céu geralmente pouco nublado, aumentando a nebulosidade para a noite, possibilidade de aguaceiros fracos e vento sueste bonançoso, enfraquecendo a partir da tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Porto, Braga e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, Évora e Beja 28, Faro, Bragança, Vila Real e Viseu 24, Guarda 21, Angra do Heroísmo 23, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 22 e no Funchal 25.


Conteúdo Recomendado