Chuva começa a dar tréguas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela períodos de céu muito nublado, aguaceiros dispersos, sendo fracos e pouco frequentes nas regiões do litoral, vento em geral fraco, soprando moderado nas terras altas até final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima e subida da temperatura máxima no litoral.

Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada no Baixo Alentejo e no Algarve até ao início da manhã, diminuindo gradualmente de frequência, vento fraco a moderado, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da manhã e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo, Évora e Beja prevê-se um a máxima de 19 graus Celsius, no Porto, Braga e Leiria 20, Faro e Funchal 21, Castelo Branco e Portalegre 18, Guarda 12, Bragança 15, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 16.

Uma barra fechada e quatro condicionadas devido à agitação marítima

A barra marítima de Esposende está hoje fechada a toda navegação e outras quatro estão condicionadas devido à agitação marítima, segundo a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

Também as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão hoje fechadas a embarcações com comprimentos inferior a 15 metros e 11 metros, respetivamente.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Na costa ocidental prevê-se ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo para 1,5 a 2,5 metros enquanto na costa sul são esperadas ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.

De acordo com o IPMA, a temperatura da água do mar vai rondar os 18/19 graus.


Conteúdo Recomendado