Chuva chegará em força a partir de quinta-feira

Depois de um fim de semana de sol, o início da semana deverá dar lugar a muita nebulosidade, ainda que, por enquanto, sem chuva. Essa deverá chegar a partir de quinta-feira, ‘à boleia’ de “um sistema frontal de atividade moderada a forte”.

Más notícias para os foliões: a semana de 5 a 11 de fevereiro marcará o regresso da chuva. Quem o garantiu foi o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que, segundo as previsões mais recentes, apontou que a precipitação deverá chegar a partir de quinta-feira, prolongando-se durante o fim de semana de Carnaval. “O anticiclone localizado nas ilhas britânicas, que tem condicionado o estado do tempo no nosso território, está em enfraquecimento e, no início da semana, teremos uma transição da corrente de leste para corrente de oeste, permitindo a passagem de sistemas frontais a partir do meio da semana”, começou por esclarecer a entidade, em comunicado.

Assim, depois de um fim de semana de sol, o início da semana deverá dar lugar a “muita nebulosidade”, ainda que, por enquanto, sem chuva. Essa deverá chegar a partir de quinta-feira, ‘à boleia’ de “um sistema frontal de atividade moderada a forte”. Por seu turno, na sexta-feira, é esperado “um episódio de precipitação persistente e por vezes forte, que atingirá todo o país, mas que será mais intenso a norte do sistema Montejunto – Estrela e em particular nas zonas montanhosas do litoral Norte e Centro”. Mas, de acordo com o IPMA, “a precipitação deverá continuar em regime de aguaceiros durante todo o fim de semana de Carnaval de 10 e 11 de fevereiro”, sendo também esperada forte agitação marítima nesse período.

As temperaturas, por seu turno, “estarão próximas mas acima dos valores usuais para esta época, nomeadamente na região Sul”. Nessa linha, a temperatura máxima deverá variar entre 8°C e 17°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 14°C e 20°C na região Sul, entre 14°C e 20°C na zona litoral Oeste, e entre 16°C e 20°C na zona litoral Sul. Nos Açores, as máximas ficar-se-ão entre os 16ºC e os 19ºC, enquanto na Madeira deverão variar entre os 17ºC e os 22ºC. Por sua vez, a temperatura mínima no território continental estará entre 1°C e 10°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 6°C e 11°C na região Sul, e entre 7°C e 12°C em todo o litoral. Já nos Açores, esperam-se mínimas entre os 12ºC e os 16ºC, ao passo que na Madeira preveem-se temperaturas entre os 5ºC e os 22ºC.


Conteúdo Recomendado