Centro vai receber e tratar resíduos de construção

Equipamento vai ficar instalado no Sabugal Restos de tijolo do entulho de obras de um edifício podem servir para arranjar uma estrada rural na Beira Interior, graças a um novo Centro Integrado de Reciclagem e Valorização Ambiental (CIRVA) da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) que irá ser criado no concelho do Sabugal. […]

Equipamento vai ficar instalado no Sabugal

Restos de tijolo do entulho de obras de um edifício podem servir para arranjar uma estrada rural na Beira Interior, graças a um novo Centro Integrado de Reciclagem e Valorização Ambiental (CIRVA) da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) que irá ser criado no concelho do Sabugal. O equipamento vai receber resíduos de construção civil, numa altura em que a lei vai obrigar quem constrói a valorizar os inertes produzidos. “A partir de Julho, quando receberem projectos de construção, as câmaras são obrigadas a exigir uma volumetria dos inertes que vão ser produzidos na obra e onde vão ser entregues”, explicou José Manuel Biscaia, presidente do Conselho Directivo da AMCB e do Município de Manteigas.

O Centro vai resultar de um investimento privado das firmas Cirva A. C. E. e Tecnovia, que ascende a 500 mil euros, e que será rentabilizado pelos resíduos que ali forem entregues.

O projecto foi apresentado na última quinta-feira, dia 18, na sede da AMCB, na Covilhã. Segundo a Associação, o CIRVA visa contribuir para “uma melhor gestão e valorização ambiental dos resíduos, contribuindo, deste modo, para a reciclagem, aproveitamento e valorização dos mesmos, assim como para uma melhoria do ambiente”.

Reciclagem e valorização de resíduos de obras, madeira, floresta e agricultura

Este Centro irá receber e tratar os resíduos (de obras, madeiras, indústrias transformadoras, resíduos florestais, resíduos agrícolas) e servirá os 13 concelhos que fazem parte da AMCB: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

O projecto vai contribuir para a criação de condições de tratamento e viabilização de solução específica para cada tipo de resíduo. Por exemplo, se se tratar de resíduos industriais banais, como tijolo ou pedra, podem ser transformados em material base para estradas, se se tratar de resíduos florestais, como troncos, folhas, podem ser triturados e transformados em pellets para alimentação das caldeiras de aquecimento central.


Conteúdo Recomendado