Castelo Branco vai regressar à Idade Média

Entre 4 e 7 de julho, a cidade de Castelo Branco vai regressar ao passado, à Idade Média, com os Dias Templários de Castelo Branco – Feira Medieval. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de castelo Branco, OUTREM – Associação de Defesa do Ambiente e Património,| ACICB – […]

Entre 4 e 7 de julho, a cidade de Castelo Branco vai regressar ao passado, à Idade Média, com os Dias Templários de Castelo Branco – Feira Medieval.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de castelo Branco, OUTREM – Associação de Defesa do Ambiente e Património,| ACICB – Associação Comercial e Industrial – Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, Instituto Português do Desporto e Juventude e RVJ – Editores, que visa dar a conhecer ao público, residente e visitante, caraterísticas de um mercado medieval, promovendo a história, a cultura e o turismo de Castelo Branco. As antigas ruas da cidade e o seu castelo vão ser, assim, o palco de encontros e desencontros com a história. O evento para além da componente de lazer e divertimento tem uma componente lúdica assente no conceito de que as aprendizagens acontecem essencialmente com base em experiências e vivências. “Então prepare-se e não se admire se se cruzar com soldados templários ou árabes, damas e donzelas, cavalheiros, malabaristas, engolidores de fogo, ou outras personagens históricas”, adianta a organização. Também a música da época, cortejos, animadores de rua, chás naturais, doces tradicionais e várias iguarias com as quais se podes deliciar, venda de artesanato típico e diversos artefactos, se vão cruzar nesta viagem no tempo. Segundo os organizadores esta é, também, uma forma de homenagear a Ordem do Templo que à 9 séculos (1165) contribuiu para a fundação e desenvolvimento de Castelo Branco. Em 1213 recebeu foral de Pedro Alvito, Mestre da Ordem, em que aparece a denominação Castel-Branco. Por volta desta altura ter-se-iam mandado edificar, pelos Templários, as muralhas e o castelo, entre 1214 e 1230. A sua importância cresce notoriamente tornando-se um forte enclave templário. Terá sido, mesmo, entre 1215 e 1314 a última sede desta Ordem Militar em Portugal, num período de 100 anos. Os Dias Templários são também um convite para que participe ativamente na animação podendo trajar à época e misturar-se com todos os intervenientes diretos nesta grande iniciativa, por isso, vistam os vossos trajes e venham viajar no tempo.

Conteúdo Recomendado