Capeia de Ano Novo com touros de Zé Nói

O dia 1 de janeiro, dia de Ano Novo, coincide com a primeira capeia do ano; como habitualmente em Aldeia Velha. As mordomas, quatro jovens da localidade: Ana Rita Sanches, Andreia Gomes, Liliana Martins e Rita Veríssimo, têm, certamente com a ajuda de todos, como é habitual, tudo preparado para um evento que se espera […]

O dia 1 de janeiro, dia de Ano Novo, coincide com a primeira capeia do ano; como habitualmente em Aldeia Velha. As mordomas, quatro jovens da localidade: Ana Rita Sanches, Andreia Gomes, Liliana Martins e Rita Veríssimo, têm, certamente com a ajuda de todos, como é habitual, tudo preparado para um evento que se espera seja o prenúncio de uma boa temporada de capeias.

Como os dias são pequenos, o folguedo começa logo pela manhã, com largada pelas ruas, às 10 horas e 30 minutos. Atendendo ao facto anteriormente mencionado também a capeia começa mais cedo, pelas 15 horas.

Os três touros e duas vacas são da ganadaria de Zé Nói, dos Forcalhos, e estão já escolhidos, fazendo-se notar a boa apresentação e até o volume, atendendo que se trata de uma festa com características diferentes das grandiosas capeias de verão. Ainda assim, prevê-se mais um encontro de muitos arraianos, tendo como mote a tradição e o consequente convívio.

António Pissarra

touros-ano-novo2

O curro de Ano Novo já separado do resto da manada

touros-ano-novo1Os touros em corrida ali para os lados dos Forcalhos

 


Conteúdo Recomendado