A iniciativa Pequenos Passos, Grandes Gestos, de sensibilização para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama está de volta, integrada no movimento “Outubro Rosa”. O princípio desta 11ª edição é o de caminhadas livres, efetuadas de forma individual ou em pequenos grupos, sem horário marcado ou percurso definido.
Como usualmente, a ação caracteriza-se pela sua vasta abrangência territorial, com o envolvimento e participação da comunidade, em simultâneo, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.
Organizadas pelo Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da LPCC, a presente iniciativa tem como objetivo a sensibilização para a prevenção do cancro da mama.
Este ano, as caminhadas PPGG decorrem num formato diferente das edições anteriores, considerando o contexto ainda vivido: deverão ser realizadas nesse dia, mas em horário e percurso livres, de forma individual ou em pequenos grupos. A participação implica, ainda, o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde, recomendando-se a utilização de máscara, desinfeção das mãos e o distanciamento físico.
Recorde-se que as caminhadas ocorrem nas sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento do movimento de entreajuda, “Vencer e Viver”, que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama.
Trata-se de uma ação comunitária de sensibilização, mas também com uma relevante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados se destinam ao apoio à mulher com cancro da mama e familiares. Até à edição de 2019, inclusive, estas caminhadas reuniram cerca de 80 mil participantes.
A participação na iniciativa é simples, a Liga apela apenas à utilização simbólica de uma peça ou objeto cor-de-rosa, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa. Para mais informações, os contactos disponíveis são: o número 918 539 741 ou o e-mail nucleocentro@ligacontracancro.pt.
O Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
As caminhadas PPGG integram o vasto conjunto de atividades do mês de outubro – Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama- no âmbito do movimento “Outubro Rosa”. Participar neste movimento é fácil e está ao alcance de todos, que de forma institucional ou individual, podem organizar vários tipos de atividade.
Para mais informações ou para participar neste movimento deve ser preenchido o formulário disponível AQUI.