BES avança 1,5% com provisão do grupo

Bolsa nacional avança hoje em linha com a Europa. Banca destaca-se em Lisboa após quedas de ontem.

O BES somava hoje 1,65% para os 1,354 euros, depois de o Espírito Santo Financial Group (o maior acionista do banco) ter comunicado ao mercado que reconheceu nas suas contas uma provisão de 700 milhões de euros, medida imposta pelo Banco de Portugal para acautelar o risco de incumprimento nas emissões de papel comercial da ES International, holding de todo o grupo.

A subida do banco liderado por Ricardo Salgado surge em linha com os ganhos conquistados no arranque da sessão pelo setor financeiro, onde o BPI avançava também 1,68% e o BCP progredia 0,76%, dando força para o PSI 20, o principal índice português, valorizar 0,71% para os 7.430,3 pontos.

Ainda em destaque na bolsa portuguesa estão ainda as ações dos CTT, que ontem se estrearam no benchmark e que hoje ganhavam 0,5% para os 7,82 euros, depois de a assembleia geral ter reconduzido a equipa de gestão liderada por Francisco Lacerda, que prepara novo plano para o Banco Postal até novembro.

Na Europa, com os investidores à espera de dados económicos tanto deste como do outro lado do Atlântico (IFO sobre a confiança dos empresários na Alemanha, confiança dos consumidores e vendas de novas habitações nos EUA), as bolsas seguiam com tendência positiva.

As praças de Paris e Frankfurt avançavam em torno de 0,8%, ao mesmo tempo que em Madrid e Milão os ganhos se situavam entre 0,5% e 0,7%.

Os analistas esperam que a confiança dos investidores alemães tenha decrescido este mês, depois de ter subido em fevereiro para máximos desde julho de 2011.


Conteúdo Recomendado