Beira Baixa recebe a primeira conferência da região Centro dedicada ao Turismo Acessível

O “Turismo Acessível e Inclusivo” foi o tema da terceira conferência promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), inserida no ciclo designado de “Conversas na CIMBB”, que decorreu no dia 31 de outubro na Biblioteca Municipal de Castelo Branco em colaboração com a Accessible Portugal e o Turismo Centro de Portugal.

O “Turismo Acessível e Inclusivo” foi o tema da terceira conferência promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), inserida no ciclo designado de “Conversas na CIMBB”, que decorreu no passado dia 31 de outubro na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Segundo informação a que o Diário Digital de Castelo Branco teve acesso, representantes de vários municípios, entidades privadas e públicas, entidades do terceiro setor e alunos de Turismo encheram o auditório da Biblioteca para ouvir na primeira pessoa o relato de vários convidados com limitações (motora, visual, auditiva e intelectual) que abordaram as suas necessidades especiais enquanto turistas de Portugal e do Mundo.

Uma temática atual e de extrema importância quando em Portugal, país com cerca de 10 milhões de habitantes, existem 2,5 milhões de idosos, cerca de 1 milhão de pessoas com deficiência, e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas. Para que estas pessoas possam participar e ter um papel ativo na sociedade, a acessibilidade é uma condição essencial.

Foi este o mote que serviu o workshop de trabalho em rede que se seguiu aos testemunhos. Os participantes foram divididos em 4 grupos (1 por cada tipologia de limitação) e abriu-se espaço ao debate. No final, foram apresentadas as conclusões que nos permitirão ter um destino turístico melhor preparado para receber no território todas as pessoas, independentemente das suas capacidades funcionais e, desta forma, contribuir para um país mais inclusivo e melhor para todos.

Segundo a organização, este foi “um dia produtivo que foi o primeiro passo do projeto AccessTUR na região Centro, um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal, com o apoio da Turismo do Centro e das oito Comunidades Intermunicipais que compõem o território.” A próxima atividade prevista, será uma ação de formação para todos aqueles que tenham interesse no tema, estando também previstas ações de sensibilização específicas para as escolas.




Conteúdo Recomendado