Vento pode atingir os 80 quilómetros por hora em alguns distritos

Três distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Lisboa e Faro estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, em especial no litoral, e agitação marítima, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Estes avisos de agitação marítima e vento forte vão estar em vigor até às 18 horas desta segunda-feira.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora até à meia-noite de terça-feira.

Porto Santo também está sob aviso amarelo até à meia-noite de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com quatro a 4,5 metros.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de três e significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê, para esta segunda-feira, na região do norte períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas regiões do litoral e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral, sendo moderado forte de nordeste, aumentando de intensidade para o final do dia.

Está também prevista pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir da tarde, vento moderado do quadrante norte, soprando forte com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste, sendo forte de nordeste com rajadas até 90 quilómetros por hora e pequena descida da temperatura mínima.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul até ao início da manhã e aguaceiros nas vertentes norte e terras altas.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte de nordeste com rajadas até 85 quilómetros, em especial no extremo leste da ilha, e soprando forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas, em especial até final da tarde e pequena descida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre nove e 16, no Porto entre sete e 17, em Vila Real entre quatro e 16, em Viseu entre três e 16, em Bragança entre um e 15, na Guarda entre zero e 11, em Coimbra e entre cinco e 18, em Castelo Branco entre seis e 16, em Santarém entre oito e 19, em Évora entre seis e 17, em Beja entre sete e 16 e em Faro entre nove e 19.


Conteúdo Recomendado