Sabugal debate hoje turismo sustentável no I Fórum Terras do Lince

A cidade do Sabugal acolhe hoje I Fórum Terras do Lince, no qual será apresentada publicamente a Carta Europeia de Turismo Sustentável “Terras do Lince”, definidas iniciativas e anunciadas medidas em vigor para o setor.

O encontro, com início às 15 horas, no auditório Municipal do Sabugal, é realizado pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, após o reconhecimento da estratégia da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) “Terras do Lince”, por parte da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc).

“Este é o primeiro fórum após a certificação do território pela Federação Europarc. A partir de agora, cumpre-nos executar um plano de ação, com um horizonte temporal de cinco anos, e que envolve uma rede de parceiros públicos e privados”, disse à agência Lusa Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da associação responsável pela gestão do projeto.

A CETS é considerada de “suma importância” para a região que compreende a Serra da Malcata, numa estratégia integrada do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e dos Municípios de Almeida, Sabugal e Penamacor, em estreita articulação com uma vasta parceria que integra agentes públicos e privados do território de influência.

A responsável lembra que a certificação daquele território dos distritos da Guarda (Sabugal e Almeida) e de Castelo Branco (Penamacor) “só foi possível pela articulação com o ICNF e tendo a Reserva Natural da Serra da Malcata como a base territorial de valorização do potencial natural e turístico”.

“Neste fórum, para além de apresentarmos publicamente o galardão que nos foi atribuído em dezembro de 2016, vamos reunir a parceria e outros convidados para partilharmos o plano de ação, definir as próximas iniciativas, o modelo de gestão, apresentar a nova imagem ‘Terras do Lince’ e também anunciar as medidas de incentivo em vigor para o Turismo, na expectativa de poderem vir a ser apresentados projetos de candidatura coerentes com a nossa estratégia CETS”, explicou Dulcineia Catarina Moura.

A dirigente reconhece que o encontro “será, certamente, um momento de partilha e de debate que se espera proveitoso para o projeto”.

“Envolver os parceiros, tentar alargar a parceria e dinamizar ações de promoção do turismo sustentável, constituindo uma Unidade Territorial do Turismo Sustentável”, são outros dos objetivos da iniciativa que contará com a presença da diretora executiva da Federação Europarc, Carol Ritchie, e do vice-presidente daquela entidade, Paulo Castro.

No fórum também participará Luís Coito, responsável da Direção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, que fará uma apresentação das linhas de apoio ao turismo.

Nos trabalhos são esperadas cerca de cem pessoas, que representam os parceiros institucionais (Municípios de Almeida, Sabugal e Penamacor), o ICNF, o Turismo do Centro, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico da Guarda, os agrupamentos de escolas dos três concelhos, empresários e várias associações com atuação na região.

 


Conteúdo Recomendado