PJ da Guarda deteve três suspeitos por tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda anunciou hoje a detenção de três suspeitos por tráfico de estupefacientes, a quem foi apreendido haxixe suficiente para 48 mil doses.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda refere em comunicado hoje divulgado que os três suspeitos, com idades entre os 34 e os 76 anos, sem qualquer profissão conhecida, foram detidos durante uma operação policial realizada no desenvolvimento de uma investigação que em abril deste ano tinha resultado na detenção de dezasseis pessoas.

Durante a ação, a PJ realizou duas buscas domiciliárias, nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, “na sequência das quais foi apreendido pólen de haxixe em quantidade suficiente para a preparação mínima, aproximada, de 48.000 doses individuais”.

“Este grupo de traficantes assim globalmente neutralizado, maioritariamente radicado na cidade da Guarda, possuía um vincado núcleo central de suspeitos, também referenciados por protagonizarem esporádicas ações de violenta agressão física, o qual se socorria de uma vasta rede de jovens distribuidores de produtos estupefacientes em várias escolas do distrito da Guarda, mas também noutros locais públicos de convívio e reunião social”, adianta a fonte.

Segundo a PJ, o fornecimento do produto estupefaciente era proveniente “essencialmente da zona litoral norte do país”, onde agora foram concretizadas as duas detenções.

Os detidos foram presentes às competentes autoridades judiciárias, sendo que um deles ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva e os outros dois à obrigação de apresentações diárias junto das autoridades policiais da área de residência.

Nas várias diligências efetuadas, o Departamento de Investigação Criminal da Guarda da PJ contou com a colaboração de vários elementos do Comando Distrital da PSP daquela cidade.

A PJ também deteve, na localidade de Canhoso, no concelho da Covilhã, um homem de 52 anos, por posse ilegal de arma de fogo transformada.

O suspeito foi detido na posse ilegal de uma pistola de calibre 6.35 milímetros, transformada, após a ter disparado “no decurso de uma rixa com outro indivíduo, ocorrida por motivos fúteis”, sem causar quaisquer ferimentos ou danos, indica a fonte.

O detido foi presente às competentes autoridades judiciárias para eventual submissão a julgamento em processo sumário.


Conteúdo Recomendado