Hora muda de sábado para domingo

A mudança para a “hora de Inverno” ocorre na madrugada de domingo e os relógios devem ser atrasados em 60 minutos quando se registarem as 2 horas da madrugada em Portugal continental, informou o Observatório Astronómico de Lisboa.

Às  2 horas em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira os ponteiros do relógio passam para a 1 hora e na Região Autónoma dos Açores quando se registarem 1 hora os ponteiros devem recuar até à meia-noite.

“A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo dia e no mesmo instante em todos os países membros”, lembrou, em declarações à Agência Lusa, o professor Rui Jorge Agostinho do Observatório Astronómico de Lisboa.

As razões da alteração da hora são históricas e datam da Primeira e Segunda Guerras Mundiais altura em que a economia energética o exigiu.

Adaptaram-se as horas à quantidade de luz existente durante o dia para que “houvesse uma economia do combustível”, explicou o especialista.

Segundo o professor Rui Agostinho, a mudança da hora não afecta o sul da Europa nomeadamente Portugal porque existe uma grande simetria entre o número de horas do dia e da noite.

Mas no norte, as diferenças tornam-se significativas tendo em conta que às 15 horas, no Inverno, começa a escurecer o que pode afetar a atividade nesses países.


Conteúdo Recomendado