Espetáculo de ‘videomapping’ e Amor Electro na passagem de ano na Guarda

A Câmara Municipal da Guarda promove este ano, pela segunda vez, uma festa de passagem de ano ao ar livre, no centro da cidade, que inclui um espetáculo de ‘videomapping’ e um concerto do grupo Amor Electro.

Segundo a autarquia presidida por Álvaro Amaro, na noite de sábado, a Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, será o palco da festa que pretende proporcionar aos participantes uma entrada em 2017 “inesquecível”.

A programação festiva começa pelas 22 horas e inclui um concerto pelo grupo Amor Electro, animação com o DJ Nuno Luz e um espetáculo de “videomapping” (técnica de projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) intitulado GuardaLuz, que será projetado na fachada da Sé Catedral, considerado o monumento “mais imponente e emblemático” da cidade.

“O edifício, que resulta da simbiose dos estilos arquitetónicos gótico e manuelino, que lhe conferem um aspeto fortificado, apresenta-se como a tela ideal para a projeção de um espetáculo de tributo às cores da cidade e onde os elementos hexagonais do logo [símbolo] da cidade ganham vida e evoluem, de forma encadeada, para temáticas com forte ligação à região”, é explicado.

O espetáculo, da autoria de O Cubo, será apresentado à meia-noite e à 01h30, repetindo-se no primeiro dia do ano em três sessões, a realizar às 18 horas, às 20 horas e às 21h30, adianta a autarquia.

GuardaLuz aborda temas como a natureza (enaltece o rio Mondego e as montanhas), a história (homenageia o rei Dom Sancho I e os ícones históricos do concelho), a cultura (tradicional cestaria e azulejos) e o futuro (apresenta a Guarda como uma cidade moderna e em constante evolução).

O espetáculo “culmina com um ambiente de festa e a projeção de fogo-de-artifício virtual, deixando um convite à celebração do novo ano”, refere a nota.

A autarquia da Guarda lembra que O Cubo recebeu o Prémio de Melhor Produção Audiovisual e Multimédia 2013 e o Prémio Animação da Gala dos Eventos 2014, relativos a dois espetáculos que foram apresentados no Terreiro do Paço, em Lisboa.


Conteúdo Recomendado