Alerta geral para a radiação ultravioleta

Todas as regiões do país, com exceção de Ponta Delgada (Açores), apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

Para as regiões com níveis muito elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, vento fraco a moderado predominando de norte, soprando moderado a forte e com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora, no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas, em especial durante a tarde e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior centro e sul.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sueste da ilha e vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas zonas montanhosas, e sendo fraco nas vertentes sul.

Para os Açores, o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, em Beja 33º, Évora 32º, Castelo Branco, Portalegre e Faro 31º, Bragança, Funchal e Santa Cruz das Flores 27º, Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 26º, Porto, Viana do Castelo e Guarda 23º.

 


Conteúdo Recomendado