Aldeias do Xisto são destino Darksky

A Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional “Destino Turístico Starligth”.

A apresentação pública da certificação internacional “Destino Turístico Starlight” e da estratégia de desenvolvimento do destino Dark Sky Aldeias do Xisto vai acontecer amanhã, dia 18 de julho, em Janeiro de Cima, no Fundão, e vai contar com a presença do ministro da Economia e a secretária de Estado do Turismo.

Segundo a Fundação, “Destinos Starlight são lugares que têm poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis ​​para ver o céu noturno”.

Este projeto é liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.
Este novo posicionamento turístico das Aldeias do Xisto “extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural”.


Conteúdo Recomendado