Aldeia de Rochoso satisfeita com posto dos CTT na Junta de Freguesia

Os habitantes da aldeia de Rochoso, na Guarda, estão satisfeitos com o serviço prestado pelo posto dos CTT que está a ser gerido pela Junta de Freguesia desde 2005, por considerarem que funciona “melhor” do que anteriormente. A freguesia de Rochoso foi das primeiras do concelho da Guarda a celebrar um protocolo com os CTT […]

Os habitantes da aldeia de Rochoso, na Guarda, estão satisfeitos com o serviço prestado pelo posto dos CTT que está a ser gerido pela Junta de Freguesia desde 2005, por considerarem que funciona “melhor” do que anteriormente.
A freguesia de Rochoso foi das primeiras do concelho da Guarda a celebrar um protocolo com os CTT e a garantir o funcionamento do balcão local, reconhecendo o presidente da Junta, Joaquim Vargas, que a terra obteve mais-valias com a decisão. O autarca disse à agência Lusa que a freguesia, com 250 habitantes, «ficou a ganhar», por três razões: pela criação de um posto de trabalho, por o posto funcionar em horário mais alargado e por prestar um serviço «com mais proximidade» e «melhor qualidade». «Por todas estas razões, eu penso que a freguesia do Rochoso só ganhou» por ter passado a assegurar o funcionamento do posto dos CTT, que esteve em risco de fechar, disse Joaquim Vargas. Os habitantes reconhecem que a medida permitiu manter aquele serviço na localidade e assumem que o mesmo está a ser bem prestado pela autarquia local. «A freguesia não perdeu», disse à agência Lusa a moradora Juvelina Cardoso, admitindo que a passagem do atendimento postal para a Junta permitiu que os Correios passassem a funcionar ainda «melhor» do que anteriormente. A mulher admitiu que o posto, que agora está instalado na sede da Junta de Freguesia, «está adaptado aos tempos de hoj». «Funciona bem», afiançou o morador António Gonçalves, que apenas teme que o posto dos Correios da terra possa fechar nos próximos tempos, como está a acontecer em outros pontos do país. Outra residente, Maria Julieta Afonso, que preside a uma instituição que apoia idosos, crianças e jovens, referiu que o posto dos CTT funciona «bem». O serviço é «uma mais-valia» para as pessoas idosas que ali podem levantar a sua reforma, evitando deslocações à Guarda, observou, dizendo que «está a ter qualidade» e «é muito importante continuar» na aldeia. O presidente da Junta lembra que no início de 2005 a administração dos CTT pretendia fechar o posto, que funcionava em instalações arrendadas, quando surgiu a possibilidade de a autarquia o assumir. Após conversações, os CTT e a Câmara da Guarda ajudaram nas obras de remodelação do edifício onde foi instalado e a Junta de Freguesia passou a receber uma avença mensal de cerca de 500 euros, lembrou. «Fomos os pioneiros no concelho da Guarda. No início, existia receio de os CTT não cumprirem os compromissos, mas posso garantir que até à presente data, sempre cumpriram com rigor o que prometeram», disse. Se fosse hoje, Joaquim Vargas «voltava a fazer o mesmo acordo», por ter impedido o fecho da estação postal. No futuro, o autarca teme que a empresa possa alterar o contrato e que diminua o valor pago mensalmente, mas alerta que tudo fará para que o serviço continue «independentemente da verba que os CTT disponibilizarem». O posto de Correios de Rochoso funciona de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 13 horas.

Conteúdo Recomendado