Agricultores podem recorrer ao PRODER para pagar prejuízos

A ministra da Agricultura e do Mar, afirmou hoje que os agricultores podem recorrer ao PRODER e a linhas de crédito bancário para pagar os prejuízos provocados pelo mau tempo, mas não adiantou valores. Questionada sobre os apoios a que os agricultores podem recorrer para cobrir estes custos, Assunção Cristas afirmou que «há a possibilidade […]

A ministra da Agricultura e do Mar, afirmou hoje que os agricultores podem recorrer ao PRODER e a linhas de crédito bancário para pagar os prejuízos provocados pelo mau tempo, mas não adiantou valores.
Questionada sobre os apoios a que os agricultores podem recorrer para cobrir estes custos, Assunção Cristas afirmou que «há a possibilidade de acionar o PRODER, nomeadamente a medida de reposição da capacidade produtiva, o que já aconteceu noutras situações em que estufas ficaram danificadas pelo mau tempo». Segundo a ministra, que falava à margem de uma conferência sobre o mar, organizada pelo Diário de Notícas, podem também «ser mobilizadas para estas situações» as linhas de crédito que foram previstas para apoiar projetos no âmbito do PRODER e que resultam de protocolos recentemente assinados entre o Governo e alguns bancos. Assunção Cristas declarou que já há um primeiro levantamento dos estragos feito durante o fim de semana pelos diretores regionais de agricultura e técnicos que estiveram no terreno, mas considerou que «é prematuro avançar números». Póvoa de Varzim, Caldas da Rainha, bacia do Mondego e Ribatejo foram as zonas mais afetadas pelo temporal que só poupou o Sul do país.Assunção Cristas disse que o Alentejo não registou ocorrência e no Algarve as situações relatadas foram «mínimas». As estufas foram as estruturas mais afetadas.

Conteúdo Recomendado