Na Covilhã há um pastel com quase um século de história. Uma tradição que nasceu para substituir a sopa para os operários das fábricas.
Detalhes
“Pastéis de Molho da Covilhã”, são pastéis de massa folhada recheada com carne, depois cozidos ao forno. Servem-se em travessa alta e são regados com um caldo de açafrão avinhado e comem-se depois de encherem. É comido como sopa, embora alguns o comam com caldo de carne ou chá.
Conheça a história do Pastel de Molho, aqui.
Outras Informações
Receita
Para a massa:
1 chávena de água
2 ovos
500 g de farinha
250 g de rilada ou de margarina para folhados
sal
Para o recheio:
500 g de carne de vaca
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta
Para o caldo e por pessoa:
3 dl de água
1 colher de sopa de vinagre
sal
3 pés de salsa
alguns fios de açafrão
Confecção:
Bate-se muito bem a água com os ovos e um pouco de sal.
Em seguida vai-se adicionando a farinha a pouco, trabalhando a mistura.
Quando se obtiver uma massa que se solte da tigela, tira-se para a pedra da mesa e trabalha-se muito bem. Amassa-se à mão a gordura (rilada derretida ou a margarina) e divide-se em três partes. Estende-se a massa com o rolo e a ajuda de farinha e espalha-se por cima uma terça parte da gordura.
Enrola-se. Estende-se o rolo de massa e cobre-se novamente com terço da gordura. Volta a enrolar-se a massa e a estender-se e a espalhar-se a gordura que resta. Estende-se e enrola-se a massa mais duas vezes sem gordura.
Em seguida, com uma faca bem afiada e molhada em água, corta-se o rolo de massa em rodelas grossas. Untam-se estas rodelas com um pouco de azeite e espalmam-se com o rolo. Dispõe-se uma colher de recheio numa das bordas da rodela e dobra-se de modo a cobrir o recheio. Levam-se a cozer em forno forte num tabuleiro untado, ficando a ponta dobrada em contacto com o tabuleiro. Depois de frios, guardam-se os pastéis em caixas de folha forradas com papel vegetal. Na altura de servir, leva-se ao lume a água com o vinagre, o açafrão, a salsa e sal e deixa-se ferver até estar bem amarelo.
Coloca-se um pastel em cada prato e rega-se com o caldo a ferver, depois de se ter retirado a salsa. Tapa-se um pouco para o pastel abrir, e serve-se.
Recheio: Coze-se a carne e passa-se pela máquina. Pica-se uma cebola muito finamente e aloura-se com o azeite. Junta-se a carne picada, deixa-se refogar um pouco e tempera-se com sal e pimenta.
© Aptece – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia em parceria com o Jornal i