Pedra Lavrada

O olival da Pedra Lavrada foi plantado pelos Romanos, na sua passagem pelo Bogalhal Velho.

Apresentação

 LEGADO
Um legado com 2.000 anos. O olival da Pedra Lavrada foi plantado pelos Romanos, na sua passagem pelo Bogalhal Velho. Este olival com 14 hectares, encontra-se na família desta casa agrícola há incontáveis gerações que sempre mantiveram a paixão e o fascínio pelo cultivo da oliveira e pela extracção do seu ouro líquido, o azeite.

LOCALIZAÇÃO E SOLO
Este olival milenar é sujeito a um clima de extremos com grandes amplitudes térmicas, Invernos rigorosos e Verões secos com elevadas temperaturas, numa encosta de terreno xistoso amorfo, a uma altitude entre os 450 e os 500 metros, na margem esquerda do rio Côa.

O OLIVAL E A SUA CULTURA
O olival é cultivado numa prática biodinâmica onde a terra é fertilizada com o estrume do rebanho de ovelhas que se alimenta dos ramos ladrões e rebentos de raiz. Faz-se uma ligeira poda de 2 em 2 anos.

AS CULTIVARES (Castas ou Variedades)
Verdeal, Redonda Bical, Cornicabra, Carrasquinha Redonda

APANHA E EXTRACÇÃO
Com varas de freixo procede-se ao varejamento e a apanha é feita à mão. A extracção é feita a frio. Obtém-se assim um azeite que mantêm todas as características organolépticas do fruto (azeitona).

NOTAS DE PROVA
Uma viagem de sentidos, aromas e paladares ancestrais. Um azeite frutado verde muito equilibrado e visual de côr amarelo dourado esverdeado com um brilho e reflexos do ouro adicionado. Indispensável, qual excelência gourmet, em qualquer prato da alta gastronomia mundial.

O OURO
A última tendência na alta gastronomia é a utilização do ouro na confecção de pratos gourmet. O Azeite Virgem Extra Pedra Lavrada OURO 23K, combina as propriedades do Azeite com as do ouro comestível, com uma pureza de 23 quilates (958/1000), com propriedades nutritivas e medicinais únicas. Tendo sido usado durante séculos em produtos alimentares de excelência, o uso de ouro nos alimentos remonta ao povo Egípcio, que à 5000 anos (em Alexandria) já utilizava o ouro na sua alimentação.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.