Escola Velha Teatro de Gouveia

Desde a sua fundação, 1997, que o Escola Velha Teatro de Gouveia tem como principal objectivo a produção de espectáculos de teatro. 

Apresentação

Com o tempo, o Escola Velha sentiu necessidade de alargar os seus horizontes. Assim, nos últimos anos o grupo tem trabalhado no sentido de:

– Contribuir para que Gouveia se posicione como um pólo cultural da Serra da Estrela;

– Para o aumento da oferta da animação turística/cultural da Serra da Estrela através da organização de acções culturais ao longo do ano;

– Promoção do concelho de Gouveia danda visibilidade a iniciativas de carácter de animação cultural de qualidade;

– Promover a participação das populações no desenvolvimento rural a partir das suas raízes e práticas culturais.

Passados 22 anos de realizações é claro que nos sentimos recompensados por tudo o que desenvolvemos (apesar de amadores), pelos amigos que fizemos, pela experiência que adquirimos, pelo tempo que passamos juntos, pelas risadas comuns, pelos esforços partilhados.

O grupo já levou à cena 22 peças teatrais, das quais duas foram em co-produção. Uma com o Aquilo Teatro da Guarda (com “O Médico Volante”) e a outra com a Escola da Noite de Coimbra (com “A Boda”) companhia profissional, que resultou do projecto “Tchekhov em um acto”, do Ministério da Cultura e no qual o Escola Velha tão honrosamente representou este lado do Mondego.

Para além das peças teatrais apresentadas, tem havido a preocupação de desenvolver modalidades diferenciadas do âmbito do teatro. Neste contexto, promovemos diversas edições do Festival da Praça – animação de rua, organizámos vários Festivais de Teatro, realizámos várias exposições subordinadas à temática “Teatro”, organizámos mais de 20 ações de formação, organizámos um encontro de projectos culturais em meio rural, editámos um CD de poesia, outro de Fados, e muitas outras actividades.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.