Casas do Durão

O Alojamento Casas do Durão está situado em Lajeosa, a 5,8 km do Castelo de Celorico da Beira e a 23 km de Guarda.

Detalhes

As Casas do Durão são constituídas por três casas, sendo a casa principal datada do século XVIII (1764) e que serve de recepção dos hóspedes para todas as casas. Na “Casa do Durão” temos áreas comuns, como salas de estar e de refeições, além de espaços exteriores como terraço e um pátio ladeado de um telheiro com churrasqueira, forno a lenha e lagar de vinho.

Em anexo a esta casa, há mais duas pequenas casas típicas, em granito, totalmente independentes, denominadas “Casa Ti Nascimento” e “Casa da Adega”.A segunda casa restaurada, outrora habitada por uma Senhora conhecida por Ti Nascimento, tem 2 pequenos quartos de casal e uma casa de banho no primeiro andar e uma sala comum e Kitchenette no rés do chão.
A terceira casa foi em tempos a adega da casa principal, razão pelo que se chama “Casa da Adega” e dispõe de 2 quartos de casal e uma casa de banho no primeiro andar e uma sala comum, Kitchenette e uma casa de banho no rés do chão.

Mediante solicitação prévia, os visitantes podem degustar verdadeiras iguarias regionais, nomeadamente o queijo Serra da Estrela, o enchido, o borrego assado na brasa ou o feijão no forno a lenha, havendo biscoitos, requeijão com doce de abóbora, arroz doce ou papas de milho, não podendo faltar a prova de vinhos das Beiras.

Esta freguesia, sendo a maior de Celorico da Beira tem correios, farmácia, praia fluvial, piscina, várias mercearias, cafés e restaurantes.

Envolvência

A freguesia da Lajeosa do Mondego situa-se no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, ficando inserida no centro na região de Turismo da Serra da Estrela, estando por isso perto de Seia, Gouveia, Manteigas ou ainda Covilhã.
Por outro lado está a 18 Km da Guarda, 55 Km de Viseu e a igual distância da fronteira de Vilar Formoso. Um dos grandes atractivos da região é a rota das aldeias históricas, sendo as mais próximas Linhares da Beira, Trancoso, Almeida, Marialva, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Belmonte ou Sortelha, estando Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Nova e Monsanto um pouco mais distantes.

Outras Informações

Os hóspedes das Casas do Durão podem participar no dia-a-dia das tarefas agrícolas, nomeadamente participar na apanha da azeitona que culmina com uma “lagarada” no mês de novembro.

Em fevereiro, têm a possibilidade de participar no “fim de semana de Carnaval”, com a possibilidade de assistirem e colaborarem no fabrico do pão que é cozido no forno a lenha, bem como preparar o feijão no forno que acompanha com carne de porco e enchidos.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.