Junta de Freguesia da Guarda

Guarda é uma freguesia portuguesa do concelho de Guarda, com 37,66 km² de área e 26 565 habitantes (2011).

Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013,resultando da agregação das antigas freguesias de São Vicente, Sé e São Miguel da Guarda.

Detalhes

A Freguesia da Guarda nasceu no ano de 2013. O seu aparecimento foi aprovado em sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Guarda no ano 2012 e depois votado em sessão da Assembleia da República no ano subsequente.

Apenas as freguesias foram sujeitas a este processo de reorganização e, nesse contexto, as freguesias urbanas da cidade da Guarda, Sé, São Vicente e São Miguel foram agregadas dando origem à atual freguesia da Guarda: o segundo maior município logo a seguir ao próprio concelho da Guarda. A atual Freguesia da Guarda tem uma área territorial de 40Km2 e uma população recenseada de 26 mil habitantes.

É na nossa freguesia, pela importância que tem a cidade da Guarda como sede de distrito, que se sediam os principais serviços públicos, as principais associações representativas dos setores associativos, empresariais e outros.

A Guarda é a cidade mais alta de Portugal e é, claramente, uma porta muito importante para a ligação com a Europa, lugar quase mítico a que agora pertencemos, fazendo com que a geografia deixe de ser periférica e preencha uma área central nesse grande contexto territorial que também nos pertence e onde nos integrámos, nos anos 80 do século passado.

Envolvência

A nova freguesia abarca todo o centro urbano, a zona histórica, a envolvente urbana no que vai além do centro urbano e o rural nomeadamente as localidades de Alfarazes, Galegos, Monte Barro, Quintazinha do Mouratão, Sequeira, Carapito, Cabreira, Zambito e Coviais de Baixo. 



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.