Esta quinta-feira, 1 de setembro, marcou-se o começo do outono meteorológico no hemisfério norte, que se prolongará até ao dia 30 de novembro e segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos meses anteveem-se mais quentes e secos do que o normal.
“As estações meteorológicas são baseadas nos ciclos anuais de temperatura e precipitação, ao contrário das estações astronómicas, que são determinadas pela posição da Terra em relação ao Sol”, começa por esclarecer o organismo em comunicado.
Nesta estação meteorológica, Portugal Continental deverá verificar valores de “temperatura média mensal acima da normal para a época (anomalia positiva) e precipitação total mensal abaixo da média para a época (anomalia negativa)”.
“Existe uma tendência de decréscimo do valor da anomalia que passa de 0.25 a 1.5°C no mês de setembro, para 0.25 a 1.0°C em novembro”, informa o IPMA.
Contudo, o mês de outubro deverá registar valores normais para a época “sobre a faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro”.
A seca continuará ativa em Portugal Continental, onde é esperada “menos precipitação do que a normal para época (anomalia negativa entre -15 a -5mm) nos meses de outubro sobre todo o território e, em novembro, sobre o território a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”, aponta a nota.
No entanto, em setembro, a chuva deverá ‘cair’ tendo em conta os valores normais da época.