A aposta nas campanhas de charme para atrair a atenção de novos mercados parece estar a surtir efeito no mercado turístico português. Os últimos anos trouxeram uma subida progressiva da importância do setor na economia nacional e os resultados estão à vista no estudo anual do World Travel & Tourism Council.
Os dados de 2015 mostram que o turismo foi diretamente responsável por 6,4% de toda a riqueza gerada pelo país, ou seja, cerca de 11,3 mil milhões de euros. Este valor foi conseguido através de 363 mil trabalhadores dos vários segmentos turísticos, um número que equivale a 7,9% do total de emprego em Portugal no ano passado.
Se olharmos para a contribuição indireta, o impacto do turismo é ainda mais impressionante: o setor contribuiu para a manutenção de 882 mil empregos, cerca de 19,3% do total nacional e ajudou a criar 16,4% da riqueza portuguesa, um total de 29,2 mil milhões de euros.
A perspetiva futura aponta para um crescimento sustentado, que levará a um aumento da importância do turismo. Em 2022, o World Travel & Tourism Council calcula que o setor seja responsável por quase 10% de todos os empregos em Portugal, 7,3% da riqueza criada, mais de 10% do investimento na economia e tenha uma contribuição indireta em 18% do PIB e 22% dos empregos em território nacional.
Recentemente, numa entrevista à Bloomberg TV, o Ministro da Economia explicou que os últimos dois anos têm trazido uma subida acentuada nos números turísticos graças à estabilidade relativa de Portugal quando comparado com outros destinos. O aumento da ameaça terrorista em vários pontos estratégicos na Europa, América do Norte e África tornam o Mediterrâneo uma região particularmente apetecível para quem quer sentir-se mais seguro.