Vinhos Beira Interior – A frescura da Montanha

Ousem provar vinhos diferentes, como são os da Beira Interior, que por certo vão ter uma experiência enriquecedora e única e tornar-se-ão fans destes vinhos!

Localizada no interior centro de Portugal, a Denominação de Origem Controlada (DOC) Beira Interior, tem cerca de 16 000 hectares de vinhas e uma grande variedade de castas. Destacam-se nas brancas a Síria, Fonte Cal, Malvasia, Arinto e Rabo de Ovelha, nas Tintas, a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, Trincadeira e Jaen.

Vinhos da Beira Interior

É a região vitivinícola mais alta de Portugal, os vinhos são influenciados pela montanha, rodeados pelas serras da Estrela, Gardunha, Marofa e Malcata e pela altitude com variações entre os 300 e os 700 metros. Os solos são de origem granítica na sua maioria, sendo os restantes essencialmente de origem xistosa, existindo entre o granito e o xisto alguns filões de quartz. O clima da região é muito agreste, com temperaturas negativas no Inverno e Verões muito quentes e secos. Esta combinação de factores, permite excelentes maturações que dão origem a vinhos brancos de grande exuberância aromática, muita mineralidade e muita frescura, e a vinhos tintos, com aromas mais complexos, grande riqueza aromática e uma impressionante sensação de frescura no paladar. Ambos têm uma considerável capacidade de envelhecimento.

Os vinhos da Beira Interior são ainda os mais ricos num poderoso anti-oxidante o resveratrol, a chamada pílula da juventude; que ajuda a prevenir diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Ousem provar vinhos diferentes, como são os da Beira Interior, que por certo vão ter uma experiência enriquecedora e única e tornar-se-ão fans destes vinhos!


Conteúdo Recomendado