Leia-se, com televisões novas em folha: só nas duas semanas que antecederam o início do Mundial as vendas de televisões na Worten dispararam 46%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Nuno Nascimento Rodrigues, diretor de marketing da Worten Portugal, diz ao Dinheiro Vivo que as campanhas da marca para o evento desportivo correram bem, com “muitos clientes” a visitarem as lojas à procura das últimas novidades em termos de imagem. “Apostámos claramente, para esta época do Mundial, numa gama bastante variada de televisores”, refere o responsável.
A cadeia de eletrónica aproveitou o momento para dar destaque aos televisores LED com ecrã curvo e o novo OLED da LG Electronics, produtos super premium. “Desde o arranque da campanha do Mundial, a 28 de maio, e até 11 de junho, já vendemos em quantidade 46% mais televisores comparativamente a igual período do ano passado”, revela o diretor de marketing. A Worten introduziu ainda descontos em combustíveis Galp até 500 euros para quem comprasse televisões inteligentes (smartTV).
A LG, que tem neste segmento um dos seus pilares, confirma a loucura do Mundial. “Notámos uma diferença no “sell in” de cerca de 30% mais”, diz ao Dinheiro Vivo o vice-presidente da LG Portugal, Ruy Conde. Isto significa que os retalhistas aumentaram as suas encomendas de televisões à marca, já antecipando o crescimento da procura e preparando as campanhas promocionais para o Campeonato.
A LG, que se prepara para lançar no mercado português as primeiras televisões com o sistema operativo WebOS nos próximos meses, conseguiu crescer 15% em faturação no ano passado, mas este é um mercado em queda. O que justifica o aproveitamento de um evento desportivo tão importante para aumentar os volumes.
“O Mundial é um pretexto para os retalhistas fazerem ações. As pessoas compram mais porque é uma boa oportunidade, e não tanto para ver o Mundial com maior qualidade”, considera Jorge Borges, diretor de marketing ibérico da Toshiba. A empresa registou um aumento das encomendas de televisões na ordem dos 10% nas semanas que antecederam o início da competição.