Passos garante que famílias sem filhos não serão prejudicadas

O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o Governo criará “uma espécie de cláusula de salvaguarda que impedirá que famílias sem filhos sejam prejudicadas” no âmbito da nova reforma do IRS.

“Criar-se-á ao nível da discussão na especialidade (do Orçamento do Estado para 2015) uma cláusula de salvaguarda”, afirmou Pedro Passos Coelho, que falava ao final da manhã na Casa das Artes de Arcos de Valdevez.

Segundo o primeiro-ministro, a reforma do IRS “não quer prejudicar os que têm menos filhos”, mas sim “dar um incentivo aos que têm mais filhos”.

O primeiro-ministro salientou que Portugal precisa “inverter, no prazo de uma década”, os problemas atuais da sua demografia, “ou não há Estado social”.

Com a reforma do IRS para 2015, o Governo deu um “pequeno sinal às famílias com mais filhos de que podem beneficiar de uma dedução no pagamento dos impostos”, realçou.

Segundo o primeiro-ministro, o objetivo do Governo não é pôr em causa as famílias com menos elementos mas sim “estimular e incentivar aqueles que decidam ter mais filhos”.

O governante considerou, contudo, que esta reforma do IRS não será suficiente para alterar a demografia em Portugal, adiantando ser, por exemplo, “preciso depois ver horários de trabalho e apoios sociais”.

“Todas as políticas terão que ser integradas para que possamos mesmo inverter esta tendência numa década”, sustentou.


Conteúdo Recomendado