Há mais turistas a ficar nos hotéis portugueses

Os hotéis portugueses tiveram em outubro mais clientes do que no mês homólogo do ano anterior, tendo registado uma taxa de ocupação de 71,24% – mais 6,16 pontos percentuais do que um ano antes. Lisboa, Grande Porto e Madeira foram os destinos mais procurados.

A taxa de ocupação aumentou em todas as categorias de hotéis, mas foi mais forte nos de cinco estrelas. De acordos com os dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) os cinco estrelas registaram uma variação de mais 8,96 pontos percentuais face a outubro de 2013.

A presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, salienta o facto de os dados relativos a outubro manterem a tendência de subida que se verificou ao longo do resto do ano sendo, por isso, “muito positivos”.

A receita média por turista no hotel aumentou 4,41% face ao mês homólogo do ano passado, tendo atingido os 101 euros, mas a permanência média reduziu-se 1,07% para os 1,85 dias.

A média nacional da taxa de ocupação hoteleira em outubro foi suplantanda nas regiões de Lisboa, onde atingiu os 87,4%. Também o Grande Porto, com 79,28%, e a Madeira, com 76,38%, superaram o valor médio.

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela AHP, o preço médio por quarto disponível foi de 46,75 euros, o que corresponde a uma subida de 13,17% em relação a outubro do ano passado. A receita total por quarto superou em 15,09% os valores de há um ano, tendo chegado aos 71,23 euros. Os hotéis situados em Lisboa e no Estoril foram os que observaram o preço médio por quarto mais elevado.


Conteúdo Recomendado