Requalificação da Estrada da Beira adjudicada hoje

https://www.noticiasaominuto.com/pais/681011/candidaturas-das-autarquias-a-fundos-comunitarios-ficam-mais-simples

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se hoje, dia 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira.

O mês de janeiro já tinha sido referenciado pelo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital para a adjudicação da obra. Ontem, no final da reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino informou que tal vai acontecer hoje, dia 6 de janeiro, numa sessão marcada para as 17 horas, no salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Em causa está um troço de 17 Km, cujo requalificação há muito vem sendo reclamada pelos oliveirenses. Em novembro deste ano, a estrada chegou a ser classificada de “Vergonha Nacional”, altura em que o autarca oliveirense apresentou ao Primeiro Ministro, António Costa, um caderno reivindicativo tendo em vista a requalificação da estrada e a construção do IC6.

Hoje, a requalificação da Estrada da Beira dá um passado significativo com a assinatura do contrato de adjudicação. Em reunião do executivo, José Carlos Alexandrino considerou que “vale a pena uma pessoa lutar e inconformar-se”. “Esta obra já deveria ter sido lançada há algum tempo” verificou o autarca, que convidou empresários do concelho a marcar presença, hoje, na sessão de assinatura do contrato de adjudicação.

A requalificação da EN17 não resolve o tráfego de pesados naquela via, pelo que José Carlos Alexandrino espera que, no encontro com o ministro Pedro Marques, o IC6 tenha que estar “forçosamente em cima da mesa” pela importância que representa para a população e empresários do concelho.

Para além do ministro, também o presidente das infraestruturas de Portugal, António Laranjo, vai marcar presença, cabendo-lhe a apresentação do projeto de requalificação. De acordo com o gabinete do ministro Pedro Marques, “esta empreitada, no valor de 2 milhões de euros, tem como objetivo a reabilitação do piso e outras obras de beneficiação, entre os Kms 65 (Nó de Tábua do IC6) e os Kms 82 da EN 17”.

 


Conteúdo Recomendado