Confiança no setor do turismo cresce em 2015

O índice de confiança médio no desempenho do setor do turismo em Portugal atingiu, no presente mês de setembro, o valor mais elevado registado desde o mês março de 2010, chegando aos 80,7 pontos, um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado, em abril de 2015, de acordo com o Barómetro do Turismo do IPDT.

Também os resultados do turismo nacional para o período do Natal e final de ano de 2015 avizinham-se melhores em relação ao ano anterior, com 70% das respostas obtidas a acreditar que os resultados do mercado externo serão melhores que os de 2014 e mais de 60% a considerar que o mercado interno também deverá registar melhor desempenho no período indicado, face ao ano anterior.

De notar que, a maioria dos inquiridos no Barómetro do Turismo, cerca de 35%, considera que a redução da carga fiscal (nomeadamente na hotelaria e restauração) e suspensão de portagens para estrangeiros deve ser a medida mais importante a tomar no sector do turismo pelo próximo Governo português, no âmbito das eleições legislativas, que decorrem já no próximo domingo.

Ainda neste seguimento, quase 18% das respostas refere que o investimento em promoção e comunicação é a medida mais importante a tomar pelo futuro Governo, enquanto que 13% pede que o turismo seja definido como uma aposta estratégica para o País, acompanhado de um PENT mais claro, quantificado e mobilizador. Alguns inquiridos referem ainda que as medidas a adoptar devem passar pelo reforço da competitividade do destino Portugal (ao nível de preço, oferta, acessibilidades).


Conteúdo Recomendado