As ações de formação ‘Dark Sky Aldeias do Xisto’ têm como objetivo “preparar o território e os seus agentes para a afirmação de um destino de astroturismo e a construção de produtos turísticos”.

A Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) vai iniciar este mês ações de formação no âmbito da iniciativa ‘Dark Sky’ e retomar o ‘Project@X – Viagem à Luz das Estrelas.


Neste mês de maio, o projeto ‘Dark Sky’ Aldeias do Xisto entra em órbita. Partindo do seu estatuto, reconhecido pela certificação ‘Starlight Tourism Destination’ como um dos melhores céus escuros do mundo, e após uma cuidadosa planificação e articulação, segue-se agora o momento em que efetivamente começamos a descobrir novas e melhores formas de olhar para o céu”, anuncia a ADXTUR em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, as ações de formação, a realizar entre terça-feira e o dia 22 de junho, começam pelos parceiros públicos das Aldeias do Xisto, com os módulos de astroturismo, astronomia e poluição luminosa.

Também este mês, na sexta-feira, sábado e domingo, a Universidade de Aveiro volta às aldeias com o regresso do Project@X, com o mote “Viagem à Luz das Estrelas”, em que os alunos do curso de ‘design’ se vão “focar no céu noturno de forma holística: experiência, artefactos, comunicação e interação”.

O Project@X – “Viagem à Luz das Estrelas” começa na sexta-feira com uma residência na aldeia de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra, onde serão lançadas as bases para o desenvolvimento de conceitos de ‘design’ com os alunos da Licenciatura em Design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“A imersão no contexto dos lugares, a relação próxima com a natureza e com as pessoas é a bússola para revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural”, é sublinhado.

As ações de formação ‘Dark Sky Aldeias do Xisto’ têm como objetivo “preparar o território e os seus agentes para a afirmação de um destino de astroturismo e a construção de produtos turísticos” e são dirigidas a entidades públicas, agentes privados e guias do céu, abordando as temáticas do astroturismo, astronomia e poluição luminosa.

Todas as ações de formação terão uma componente teórica, que decorrerá, nesta fase, em ambiente ‘online’, e uma componente prática presencial, sendo que algumas das ações de terreno irão integrar o calendário de verão das Aldeias do Xisto.

“Os temas serão ministrados por cientistas reconhecidos nacional e internacionalmente, com créditos firmados nas matérias abordadas”, é referido.

O ‘Dark Sky Aldeias do Xisto’ é liderado pela ADXTUR, em parceria com a Associação Dark Sky Alqueva, e é financiando pelo Centro 2020 e Turismo de Portugal.

Completam a rede de parceiros iniciais a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR, este projeto “materializa a cultura de intervenção das Aldeias do Xisto que, desde sempre, procura transformar debilidades em oportunidades, convocando o conhecimento para interagir com os recursos locais, projetar novos caminhos e mobilizar os parceiros e a sociedade para os aproveitar”.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR, em parceria com 21 municípios da região Centro e com 220 operadores privados, com o apoio do Centro 2020.